terça-feira, 16 de abril de 2013

Caracteristicas do Messias Judaico

1. Servidor de Deus: "Eis aqui o meu servo, eu o ampararei; o meu escolhido, nele pôs a minha alma a sua complacência; sobre ele derramei o meu espírito, ele promulgará a justiça às nações" (Isaías 42:1)
2. Edificará o reino de Deus: "Ele edificará uma casa em meu nome" (II Reis 7:13)
3. Herói nacional, que vencerá os inimigos de Israel: "Naqueles dias, Judá será salvo, e Israel habitará sem temor" (Jeremias 33:16); "Desde o tempo em que constitui juízes sobre o meu povo de Israel; e eu te darei paz com todos os teus inimigos; e o Senhor te diz desde já que o mesmo Senhor estabelecerá a tua casa." (II Reis 7:11); "E adorá-lo-ão todos os reis da terra, todas as gentes o servirão" (Salmos 71:11).
4. O seu reino será eterno: "E eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino" (II Reis 7:13).
5. Dotado de poderes maravilhosos: "E descansará sobre ele o espírito do Senhor – espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade" (Isaías 11:2)
6. Exerce atividade de justiça moral: "Julgará os pobres com justiça, e arguirá com equidade em defesa dos mansos da terra" (Isaías 11:4)
7. Será uma luz para as gentes: "Eu sou o Senhor, que te chamei em justiça, e te tomei pela mão, e te conservei. E te pus para seres a reconciliação do povo, para luz das gentes, para abrires os olhos dos cegos, e para tirares da cadeia o preso, da casa do cárcere os que estavam assentados nas trevas" (Isaías 42:6-7).
8. O seu sucesso será resultado de uma ação espiritual e não violenta: " Mas julgará os pobres com justiça e arguirá com equidade em defesa dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara da sua boca e matará o ímpio com o sopro doa seus lábios" (Isaías 11:4)
9. Figura batida e sofredora, que suportará sobre as suas costas as dores da sociedade: "Verdadeiramente ele foi o que tomou sobre si as nossas fraquezas e ele mesmo carregou com as nossas dores; e nós o reputámos por aflito, ferido por Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas iniquidades, foi quebrantado pelos nossos crimes. O castigo que nos trás a paz estava sobre ele e pela sua pisadura fomos curados" (Isaías 43:4-5).
10. É descendente da família de David: "E sairá uma vara do tronco de Jessé, e uma flor brotará da sua raiz" (Isaías 11:1)
11. O tempo exato da sua vinda não é conhecido: Segundo o que está escrito no livro de Zacarias, o Messias deverá chegar montado num potro de jerico. "Exulta filha de Sião, enche-te de júbilo filha de Jerusalém, pois aí vem o teu rei: ele é justo e salvador, pobre e montado num jumento, e sobre o potro de uma jumenta" (Zacarias 9:9)

No Judaísmo, a crença na ideia do Messias, e na sua essência, é disputada, e passou por muitas mudanças, ao longo dos tempos, consoante o contexto histórico e social nas diferentes épocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário