quinta-feira, 16 de maio de 2013

Liturgia judaica

Judeus observantes orar nos cultos formais três vezes por dia, todos os dias: a noite (Maariv), no período da manhã (Shacharit), e na parte da tarde (Minchá). Orações diárias são coletados em um livro chamado um Sidur, que deriva da raiz hebraica que significa ordem, porque o sidur mostra a ordem das orações. É a mesma raiz da palavra seder , que refere-se à Páscoa de serviço local.
Sem dúvida mais antiga nossa oração diária fixa é a Sema. Isto consiste em Deuteronômio 6,4-9 , Deuteronômio 11,13-21 , e Números 15,37-41 . Observe que o primeiro parágrafo nos ordena a falar destes assuntos ", quando você se aposentar e quando surgir". Desde os tempos antigos, este mandamento foi cumprido por recitar o Shema duas vezes ao dia: manhã e noite.
O próximo grande desenvolvimento na oração judaica ocorreu durante o exílio babilônico, no século 6 aC As pessoas não foram capazes de sacrificar no Templo naquele tempo, então eles usaram a oração como um substituto para o sacrifício. "As ofertas dos nossos lábios, em vez de touros", como disse Oséias. As pessoas se reuniram para orar três vezes por dia, correspondentes a duas da manhã e da tarde sacrifícios diários ea queima do que sobrou dos sacrifícios à noite. Houve um momento de oração adicionais sobre sábados e certos feriados , para corresponder aos sacrifícios adicionais daqueles dias. Alguns sugerem que este pode já ter sido uma prática comum entre os piedosos antes do Exílio.
Depois do exílio, esses serviços diários de oração continuou. No quinto século aC , os Homens da Grande Assembléia compôs uma oração básica, que abrange tudo o que você poderia querer orar. Este é o "Shemoneh Esrei", o que significa 18 e refere-se aos 18 bênçãos originalmente contidos na oração. É também referida como a Amidá (em pé, porque nós estamos, enquanto nós recitá-lo), ou Tefilá (oração, como na oração, porque é a essência de toda a oração judaica). Esta oração é a pedra angular de todo o serviço judaica.
As bênçãos do Esrei Shemoneh pode ser dividido em três grupos: três bênçãos louvando a Deus, fazer solicitação 13 (perdão, redenção, a saúde, a prosperidade, a chuva no seu tempo, reunião dos exilados, etc), e três expressar gratidão e tendo sair. Mas espere! Que é de 19! E não estamos apenas dizer que esta oração é chamada de 18?
Um dos pedidos 13 (um contra hereges) foi adicionado ao redor do segundo século dC , em resposta à crescente ameaça de heresia (principalmente o cristianismo), mas, nesse momento, a oração já foi conhecida como a Esrei Shemoneh, eo nome ficou, embora houvesse agora 19 bênçãos.
Outra parte importante dos serviços de oração certos é uma leitura da Torá (5 primeiros livros da Bíblia) e os Profetas. A Torá foi dividido em seções, de modo que se cada uma dessas seções é lido e estudado por uma semana, podemos cobrir toda a Torá em um ano a cada ano (isso funciona bem nos anos 13 meses bissextos, mas em 12 meses anos regulares que dobrar porções menores em algumas semanas). Em vários momentos da nossa história , os nossos opressores não nos permitem ter leituras públicas da Torá, para que ler uma seção que corresponde aproximadamente a partir dos Profetas (referido como um Haftarah). Hoje, lemos tanto a parte da Torá e da porção Haftarah. A Torá é lido às segundas-feiras, quintas-feiras, sábados , e algumas "férias" (incluindo jejuns). A Haftará é lido em alguns sábados e feriados. A Torá e Haftará leituras são realizadas com grande cerimônia: a Torá é desfilaram ao redor da sala, antes de ser trazido para descansar no bimah (pódio), e é considerado uma honra ter a oportunidade de recitar uma bênção e fazer a leitura ( esta honra é chamado uma aliá). Para mais informações, consulte leituras semanais da Torá .
Este é o coração do serviço de oração judaica. Há alguns assuntos outros que devem ser mencionados, no entanto. Há uma longa série de manhã bênçãos no início do serviço de manhã. Algumas pessoas recitar desses em casa. Eles lidam com uma série de preocupações com a obtenção de manhã, e as coisas que somos obrigados a fazer diariamente. Há uma seção chamada Pesukei d'Zemira (versos de canção), que inclui uma série de salmos e hinos. Alguns gostam de pensar nele como um warm-up, ficando você no clima para a oração da manhã.
Há também algumas orações particularmente significativas. O mais importante na mente popular é o Kaddish , a oração única grande em aramaico, que louva a Deus. Aqui está uma pequena parte, em Inglês:
Que Seu grande nome crescer exaltado e santificado no mundo que Ele criou como quis. Ele pode dar asas à sua realeza em suas vidas e em vossos dias, e nas vidas de toda a família de Israel, rapidamente e em breve. Que Seu grande nome seja abençoado para sempre e sempre. Bendito, louvado, glorificado, exaltado, exaltado, poderoso. . .
Existem diversas variações sobre ele para diferentes tempos no serviço. Uma variação é reservado para os enlutados a recitar, a congregação apenas fornecer as respostas necessárias. Muitas pessoas pensam que o Kadish como uma oração enlutado, porque o filho mais velho habitualmente recita-lo por um determinado período após a morte de um pai, mas na verdade é muito mais amplo do que isso. Parece que originalmente se separou cada parte do serviço, e uma rápida olhada em qualquer livro de oração ou o nosso esquema abaixo mostra que é recitado entre cada seção, em gerações recentes, tornou-se a ser utilizado como uma oração enlutado, mesmo fora no contexto dos serviços de oração formal ou estudo da Torá.
Outra oração popular é Aleinu, que a maioria das pessoas recitar ou perto do final de cada serviço, embora seja requerida apenas dentro Mussaf em Rosh Hashaná . Ele também louva a Deus. Aqui é um pouco do que em Inglês, para lhe dar uma idéia:
É nosso dever, para louvar o Senhor de tudo, atribuir grandeza ao Molder da criação primordial, pois Ele não nos fez como as nações das terras. . . Portanto, nós colocamos a nossa esperança em você, Adonai nosso Deus, para que possamos ver em breve o seu esplendor poderoso. . . Naquele dia, Adonai será Um e seu nome será um.
Em determinados feriados, também recitar Hallel, que consiste dos Salmos 113-118.
Muitos feriados tem adições especiais para a liturgia. Veja Yom Kippur Liturgia para adições relacionados a esse feriado.
Esboço de Serviços
Há algumas outras coisas, mas essa é uma idéia muito boa do que está envolvido. Aqui é um esboço da ordem dos serviços diários:
1. Serviço noite (Maariv)
a. Sema e suas bênçãos
b. Kadish
c. Silenciosa Amidá (oração em pé)
d. Kadish
2. Serviço de manhã (Shacharit)
a. Kadish
b. Sema e suas bênçãos
c. Amidá
d. Kadish
e. Hallel, se for o caso
f. Torá leitura (segundas, quintas, sábados e feriados), seguido de Kadish
g. Ashrei ( Salmo 145 ), e outras orações de encerramento, Salmos, e hinos (não aos sábados e feriados; recitado no final de Mussaf vez nesses dias), seguido de Kadish
3. Serviço adicional (Mussaf) (sábados e feriados apenas; recitou imediatamente após Shacharit)
a. Amidá
b. Kadish
c. orações finais, Salmos, e hinos
d. Kadish
4. Serviço tarde (Minchá)
a. Ashrei ( Salmo 145 )
b. Kadish
c. Amidá
d. Kadish
Variações de movimento para movimento
A descrição acima é de acordo com a prática ortodoxa. O serviço de reforma, embora muito menor, segue a mesma estrutura básica e contém versões mais curtas as mesmas orações, com algumas mudanças significativas no conteúdo (por exemplo, em uma bênção do Esrei Shemoneh, em vez de louvar a Deus que "dá vida ao mortos ", eles louvar a Deus que" dá vida a todos ", porque eles não acreditam na ressurreição). A versão conservador é muito semelhante à versão ortodoxa e contém apenas pequenas variações no conteúdo das orações (semelhante ao exemplo de Reforma). Veja Movimentos do judaísmo para saber mais sobre a distinção teológica entre ortodoxos, conservador, Reforma e.
Há algumas diferenças significativas na forma como os serviços são realizados em diferentes movimentos:
1. Em ortodoxos, mulheres e homens estão sentados separadamente, em Reforma e Conservador, todos se sentam juntos. Veja O Papel das Mulheres na Sinagoga .
2. Em Ortodoxa e geralmente conservador, tudo está em hebraico. Na reforma, a maioria é feita no idioma local, embora eles estão usando cada vez hebraico.
3. Em Ortodoxa, a pessoa que conduz o serviço está de costas para a congregação, e ora enfrentam a mesma direção da congregação, em reformistas e conservadores, a pessoa que conduz o serviço enfrenta a congregação.
4. Conservador e Reforma são bastante rigidamente estruturado: todo mundo mostra-se, ao mesmo tempo, deixa, ao mesmo tempo, e faz a mesma coisa, ao mesmo tempo, é um pouco mais ortodoxa de forma livre: as pessoas mostram-se quando elas aparecem, apanhar a todos os outros em seu próprio ritmo, muitas vezes, fazer as coisas de forma diferente do que todo mundo. Isto é difícil se você não sabe o que está fazendo, mas uma vez que você tem uma alça sobre o serviço, você pode achar que é muito mais confortável e inspirador do que tentar ficar em uníssono.

Um comentário: