sexta-feira, 24 de maio de 2013

Oração judaica.

A oração judaica é uma oração que ultiliza o idioma hebraico da Tora, que reflete o espirito judeu. É uma réza que expressa os valores fundamentais do povo judeu e afirma os artigos basicos da fé judia, reflete nossa experiencia historica, expressa nossas aspirações para o futuro. Quando a oração de um judeu não reflete um desses componentes, ele pode estar orando, mas não poderá afirmar-se que esta orando como judeu.
Um judeu pode escolher suas proprias palavras quando órar a D'us, mas quando ultiliza as palavras do Sidur, torna-se parte do povo judeu. Deste modo identifica-se com os judeus de todo o mundo, que ultilizam identicas palavras e expressam os mesmos sentimentos. Assim, afirma o principio de mútua responsabilidade e preocupação. Ocupa seu lugar desde o alvorecer da historia ao vincular-se com Abraão, Isaac e Jacob. Reafirma seus direitos a um futuro judaico neste mundo e á redenção pessoal no mundo vindouro.
Tudo que tem de peculiar a teologia judaica, tudo que tem de especial os valores judaicos, tudo que tem de singular a historia judaica-tem também as preces judaicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário