domingo, 4 de agosto de 2013

Doze maneiras de construir a auto-estima em seu filho

A auto-estima é um ingrediente muito importante para uma vida bem sucedida e feliz. Uma pessoa pode ser equipado com inteligência e talento, mas se ele ou ela não tem auto-estima, isso pode ser uma barreira para o sucesso em seu trabalho, em um relacionamento e em praticamente todas as áreas da vida.
Os primeiros anos de vida de uma criança são a base para uma auto-estima saudável.
Como pais, não podemos controlar tudo que nosso filho vê, ouve ou pensa que vai ajudar a sua auto-imagem. Mas ainda há muitas coisas que podemos fazer.Temos crianças com a gente, nos primeiros anos de sua vida, Deus nos deu um presente muito especial: ". Lousa em branco" um novo ser com um ser humano Durante os primeiros anos, que entra na mente da criança impressiona quase permanentemente. Os pais, portanto, têm uma oportunidade única que não virá, criar uma "conta bancária de auto-estima", no qual a criança pode guardar um monte de coisas positivas sobre si mesmo. Nos anos e décadas vindouros ", conta bancária" pode compensar as experiências negativas da vida, que são inevitáveis.
Então, como vamos alimentar a conta bancária do nosso filho? Como podemos nós, como pais, fortalecer a auto-estima? Aqui estão algumas sugestões:
  1. Testemunho do amor e carinho ao seu filho. Todas as nossas interações com nossos filhos, desde o nascimento, deve ser feito com muito carinho e amor. Um bebê que tem sido tratada com amor e carinho vai ser um sentimento subconsciente de que ele / ela tem valor e é importante o suficiente para ser amado.
  2. Elogie seu filho. elogios Faça o seu filho o mais rápido possível, sempre que fazer algo bom. Diga a ele: "Estou muito orgulhoso (e) de você. Você é extraordinário. Eu gosto de como você fez isso. "
  3. Faça elogios críveis. É importante, no entanto, que seus elogios são credíveis. Elogios exagerados, tais como: "Você é o melhor do mundo.Você é a pessoa mais legal que já viveu ", pode ser contra-produtivo. A criança desenvolverá um ego enorme, e isso pode afetar seu relacionamento com seus amigos, o que a longo prazo terá um efeito negativo na auto-estima.
  4. Estabeleça metas para seu filho. objetivo deve ser algo prático, como vestir-se ou para obter alguma nota para o próximo controle. Estabeleça metas que sejam apropriadas para a idade e as habilidades da criança (estabelecer um objetivo inatingível terá um efeito negativo). À medida que a criança progride em direção a esse objetivo, orientá-lo e cumprimentá-lo em seu sucesso a cada passo. Quando se atinge o objetivo, elogiá-lo por sua realização e fortalecer a sua auto-imagem como alguém que faz as coisas.
  5. Criticar a ação, não a pessoa. Quando a criança faz algo negativo, diga-lhe: "Você é um filho tão bom e especial. Você não deve fazer algo parecido com isso ", em vez de dizer:." Você é um garoto mau "
  6. Validar os sentimentos de seu filho. estima Quando a criança leva um golpe, é importante validar seus sentimentos. Por exemplo, se a criança é ofendido por um comentário ofensivo de um amigo ou professor, diga-lhe: "Sim, você ficou ofendida por essa pessoa disse" ou "Você estava ofendido pelo fato de que a outra pessoa não te ama. " É só depois que a criança sentiu que seus sentimentos foram validados, será aberta a seus esforços para construir a auto-estima quando se lembra dele que outras pessoas apreciam e coisas positivas Outros disseram isso.
  7. Tenha orgulho do seu filho. Em uma base regular, devemos pensar em dizer aos nossos filhos a oportunidade que temos e quanto estamos orgulhosos de ser seus pais.
  8. Fale positivamente sobre seu filho na presença de pessoas importantes em sua vida, como seus avós, professores, amigos, etc.
  9. Nunca compare seu filho para os outros , dizendo: "Por que você não gosta de Kevin? "Quando essas comparações são feitas por outros, tranquilizar o seu filho, dizendo-lhe que ele é especial e único em sua própria maneira.
  10. Certifique-se de que outras pessoas que cuidam de seu filho saber seus pontos fortes. No início do ano letivo, conversar com os professores do seu filho e dizer-lhes que os seus pontos fortes e as áreas em que ele se destaca em particular, para que eles tenham uma atitude positiva em relação a ele e desenvolver essa força para desenvolver todas as suas capacidades.
  11. . Regularmente Diga à criança que você o ama incondicionalmente Quando ele falhar, ou ele faz o que não deve fazer, não se esqueça de dizer a ele: "Você é especial para mim. Eu sempre vou te amar, não importa o quê! "
  12. Cuide de sua própria auto-lo. Você precisa vê-lo em uma luz positiva.Pais que não têm auto-estima terão dificuldades em criar uma criança com auto-estima elevada. Um bom pai positivo é um pai que sabe que ele ou ela não é perfeita (e), mas todos os valores estão sempre tentando crescer e melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário