quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Preparando-se para Yom Kippur.

A cerimônia Kapparot.


Costuma-se realizar o rito de Kapparot ("Desejo e Reparação" simbólico), em preparação para o Yom Kippur.

Este ritual é realizado pela rotação de um frango três vezes acima de sua cabeça, enquanto recitava o texto apropriado. O frango é abatido, em seguida, de acordo com o procedimento halachic de abate ritual e seu valor monetário é dado aos pobres, ou, e esta é a prática mais comum hoje em dia, o próprio frango é doado para uma causa de caridade.

Pedimos a Deus que, se fosse para ser submetido a cruel decretos, eles podem ser transferidos para este frango no mérito do mitzvah da caridade.

Na maioria das comunidades judaicas, Kapparot são realizadas em uma área designada de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Galinhas vivas estão disponíveis para compra, os matadouros rituais estão presentes, e os frangos são depois doados a uma instituição de caridade. Pergunte ao seu rabino se Kapparot são organizados perto de você.

Detalhes

O tempo

O Kapparot pode ser feita a qualquer momento dos Dez Dias de Arrependimento (isto é, entre Rosh Hashaná e Yom Kippur), mas a melhor época é o dia antes de Yom Kippur, pouco antes do amanhecer, como em seguida, "bondade divina wire" governa o mundo.

Frango

Várias razões têm sido avançadas para explicar o uso de uma galinha para realizar o rito de Kapparot: 1) Em aramaico, o galo é chamado Gever . No entanto, em hebraico, uma Gever é um homem. Assim, vamos dar uma Gever para expiar Gever . 2) Uma galinha é uma galinha facilmente encontrados e relativamente barato. 3) Não se trata de uma espécie que foi oferecido como sacrifício no Templo. Isso permite excluir a possibilidade de que alguém erroneamente pensa que Kapparot seu sacrifício.

É costume levar as galinhas brancas, para discutir o versículo (Isaías 1:18): "Ainda que os vossos pecados sejam vermelhos como o carmesim provar, eles se tornarão brancos como a neve. "Em qualquer caso, não é apropriado usar um frango preto, porque o preto é a cor que representa a severidade divina e rigor. Não deve ser permitido o uso de uma galinha que tenha um defeito ou uma lesão óbvia.

Um homem ou um menino usa um galo, uma mulher ou uma menina leva uma galinha. O melhor é que cada pessoa tem a sua própria galinha. No entanto, se esta for muito caro, mesmo uma galinha pode ser utilizado para muitas pessoas. Assim, uma família inteira pode fazer Kapparot com duas galinhas um macho para meninos e meninas de uma galinha.

Quando várias pessoas fazem a mesma Kapparot com frango, devem fazê-lo, ao mesmo tempo, e não um após o outro, porque você não pode fazer com um Kapparot frango "usado".

Uma mulher grávida fazendo Kapparot com três galinhas, duas galinhas e um galo: galinha para si e para o outro galinha e galo para o feto (cujo sexo não é conhecida). Se isso é muito caro, uma galinha e um galo suficiente (como se a criança é uma menina, ela compartilha sua mãe galinha).

Se for impossível a obtenção de galinhas vivas, pode substituir outras aves kosher (exceto pombas e pombos, pois eles foram oferecidos em sacrifício ao Templo). Alguns peixes de uso - kosher - que vivem, outros executam todo o rito com o dinheiro e, em seguida, dar o dinheiro - pelo menos o valor de uma galinha - para a caridade.

A cerimônia.
Tire o frango em suas mãos e recitar o primeiro parágrafo ("  Bnei Adam ... ").
Recitar o início do segundo parágrafo, vire o frango três vezes acima de sua cabeça, uma vez dizendo "  Zeh "halifati  "," Este é o meu substituto ", chamado de"  Zeh temourati  "(" Este é meu substituto "), em seguida, novamente dizendo"  Zeh kaparati  "(" Esta é minha expiação ").
Repita a leitura dos dois parágrafos duas vezes novamente (virando o frango a cada nove vezes).
Traga o frango shochet (abatedor ritual), que mata a galinha.
Esta é uma oportunidade para que você realize uma mitzvah raro cobrir o sangue de um pássaro ritualmente abatidos. Pegue um punhado de terra (uma quantidade geralmente é preparado para esta finalidade junto ao shochet ) e recitar a seguinte bênção antes de cobrir o sangue que escorria: Baruch Ata Adonai Melech ELO-heinou Haolam Asher kidéchanou bemitsvotav vétsivanou al kissouï barragem beafar. (Bendito és Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre a recuperação do sangue da terra.)

É costume em muitas comunidades para fazer pender a shochet para este serviço.

Se você está relutante em tomar uma galinha viva em suas mãos, alguém pode segurar e girar sobre sua cabeça.

Mesmo as crianças pequenas são tradicionalmente trouxe para Kapparot e um frango pai transforma cada criança acima de sua cabeça dizendo: "Esta é a sua substituição, este é o seu substituto, esta é a sua expiação ... "

É de extrema importância para o tratamento de frangos de forma humana e não - Deus me perdoe - lhes causam qualquer dor ou desconforto. A lei judaica proibido causar qualquer sofrimento desnecessário para as criaturas de Deus. A repugnância um ato tão cruel devem ser redobrados neste dia, o dia em que pedimos a Deus bondade e misericórdia que nós não podemos merecer. O Código da Lei Judaica até sugerir a colocação dos intestinos e fígado abatidos em um lugar onde as aves podem vir em ração de frango. "É necessário mostrar misericórdia para com as criaturas neste dia, de modo que, no céu, tem piedade de nós [também]. "

Ele segue o mesmo processo - exceto o abate ritual - quando os peixes ou o dinheiro é usado para fazer Kapparot.

O Culto da Manhã.
Em muitas comunidades, é costume de recitar Selichot antes do culto da manhã na véspera do Yom Kippur, como em todos os dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipppour - no entanto, este não é o usual " Chabad.

Salmo Mizmor LeTodah é omitida a oração da manhã.


O ta'hanoun (confissão e súplica) também são excluídos. Um dia antes de Yom Kippur é considerado uma festa, e essas orações não correspondem à atmosfera alegre.

Festejando antes de jejum.

Um dia antes de Yom Kippur é um Yom Tov , um dia festivo. Porque, embora estava pronto a comparecer perante a corte celestial para as nossas ações do ano passado, estamos confiantes no fato de que Deus é um juiz misericordioso, e Ele o fará decreto para nós um ano de vida, boa saúde e prosperidade.

É um mitzvah para comer e beber em abundância, mais do que o habitual neste dia. O Talmud diz que "Toda pessoa que come e bebe 9 [Tishrei], é considerado como se tivesse jejuado 9 e 10. "

Duas refeições são comidos, a primeira na parte da manhã ou início da tarde, eo segundo, a "refeição de separação" ( Seudá hamafséket ), pouco antes do início do Yom Kippur. Trata-se de refeição festiva em que nos mergulhar a chalá no mel.

Neste dia, ele deve comer alimentos leves, de fácil digestão, como peixe ou frango. (Na última refeição antes do jejum, devemos evitar comer peixe.)


Em muitas comunidades, é costume comer kreplakh - uma espécie de triangular ravioli recheado com carne moída - véspera do Yom Kippur. Eles podem ser fervido e servido em sopa (este é o método tradicional) ou frito e servido como acompanhamento. Carne simboliza gravidade, ea massa é benevolência. Em preparação para o Dia do Juízo Final, que "cobri-los" severidade com bondade.

Peça perdão.

"Porque naquele dia [Yom Kippur], ele fará expiação para purificar-vos de todos os vossos pecados, para que possais ser purificado antes de D'us" - Levítico 16.30

No Yom Kippur, Deus em Sua misericórdia irá apagar todos os pecados que cometemos "diante de Deus" - mas não os pecados que cometemos contra o nosso próximo. Se realmente queremos sair deste dia santo completamente lavados do pecado, devemos primeiro buscar o perdão de alguém a quem possa ter causado o erro. Isto aplica-se o erro foi cometido física, emocional ou financeiro (caso em que é adicionado o pedido de perdão de reparar o dano financeiro).

Assim como a pessoa que cometeu o delito é condenada a procurar sinceramente perdão, e espera-se que a vítima perdoar de todo o coração - se ele estiver convencido de que o pedido de desculpas é realmente sincero.

Alguns detalhes:

Deve especificar os crimes pelos quais nos desculpamos, exceto onde isso iria causar desconforto adicional para a vítima.
Quando a vítima se recusa a perdoar, a pessoa que cometeu o delito vai vir e ver para esse efeito várias vezes, cada vez que está sendo acompanhado por alguns amigos (por isso eles tentam convencer a vítima a sinceridade do autor.)
Se a pessoa que você ofendeu morreu e sua sepultura está próxima, tomar um minian (quorum de dez homens bar mitzvah) no local e implorar perdão. Se o seu túmulo não está perto, você pode pedir a alguém na cidade para reunir um minian e pedir perdão para você.

Imersão em um micvê.

Todos os homens devem ser imersos em um micvê (banho ritual), um dia antes do Yom Kippur. Em algumas comunidades, as mulheres também mergulhar no micvê naquele dia.

Há duas razões para esta prática:

Para ser ritualmente puro em preparação para o dia mais sagrado do ano.
A imersão simboliza a conversão. Assim como o convertido mergulha em um micvê e torna-se uma "nova pessoa", como a nossa intenção é fazer Teshuvá (arrependimento) e tornar-se novas pessoas.

Em muitas comunidades chassídicos, os homens estão acostumados a mergulhar em mikveh três vezes por dia: uma vez antes da oração da manhã, uma vez que antes da oração da tarde e novamente antes da última refeição, imediatamente antes do Yom Kippur.

O Lekach

 Para pedir uma vez

É costume de pedir e receber "  lekach  "(um bolo de mel, simbolizando um ano doce) alguém (geralmente um professor ou pai) na véspera do Yom Kippur.

Uma das razões apontadas para este costume é que ele tenha sido decretada, D'us não o permita, que durante o ano está sendo reduzida para receber esmolas de alguém, é considerado eram claros do decreto ter pedido esse alimento.

O Rebe acrescenta-lhe uma explicação mais profunda: "Pergunte ao lekach" na véspera do Yom Kippur infunde em nós a consciência de que todos os seres vivos que recebemos durante o ano, incluindo aquele que "ganhar "supostamente através de nossos esforços, é realmente um dom do alto, dada em resposta a nossos pedidos diários" Aquele que alimenta o mundo inteiro em Sua bondade, com graça, bondade e compaixão "(texto da primeira bênção Ações de Graças Após as Refeições - Birkat Hamazon ).

O Rebe também distribuiu o lekach dia Hochaana Rabba aqueles que não tinham recebido antes de Yom Kippur. 

A oração da tarde.


Mincha (o escritório na parte da tarde) é comemorado relativamente cedo para dar a todos o tempo suficiente para ir para casa e comer a separação jantar. Vestida com roupas de férias, todos vão para a oração de Minchá .

Flagelação

Antes Mincha, os homens têm o costume de ser "chicoteados". Estes tiros simbólicos tornar humilde pessoa e lembrá-lo da necessidade de se arrepender.

Quem recebe flagelação se ajoelha frente para o norte colocando apenas um joelho. Usando uma pulseira ou um cinto de couro, alguém consegue sua 39 "chicote" (pequenos passos) na parte traseira. O primeiro passo no ombro direito, o segundo à esquerda, a terceira no pequeno da parte de trás (no meio, em baixo), e depois repete essa sequência até as 39 fitas foram administrados.

Durante o açoitamento, tanto o que dá os "hits" que aqueles que recebem recitar o seguinte versículo três vezes (versículo contém treze palavras), uma palavra para cada "hit":

והוא רחום יכפר עון ולא ישחית והרבה להשיב אפו ולא יעיר כל חמתו

("E aquele que é misericordioso, Ele perdoa o pecado e não destruí-los Abunda retém a sua ira e não acordou toda a sua ira." - Salmos 78, 38)

Caridade

Costuma-se dar tsedacá (caridade) generosa e abundante na véspera do Yom Kippur. O tzedakah é uma grande fonte de mérito e é uma proteção contra o mal decretos.

Quando o Rebe entrou na sinagoga para orar Mincha este dia, que ele carregava em suas mãos um saco de moedas. As mesas estavam cobertas com centenas de caixas e chapas de caridade, por razões que vão desde a coleta de dados para alimentar os necessitados e ajudar as meninas pobres para se casar, para o financiamento da escola e "campanhas mitzvah" e além. Metodicamente, o Rebe colocou um pedaço em cada caixa, cada placa, sem perder nenhum.

Oração

Durante a oração da tarde cruzamentos Achamnou e Al het são recitados antes da conclusão do Amidah (mas não a arbitragem durante a repetição da Amidá ). Estas orações essenciais do Yom Kippur será repetido muitas vezes durante o festival.


O ta'hanoun (confissão e súplica) como Avinu Malkénou não são recitados.

A separação de alimentos.

Antes de pôr do sol, tomamos a última refeição, chamado Seudá hamafseket a "refeição de separação" entre os dias da semana do dia mais sagrado do ano. É uma festa ea chalá é mergulhado no mel. Só fácil de digerir os alimentos estão no menu, como frango e sopa. Sem álcool, e é costume de não comer peixe nesta refeição.

Se você quer comer depois de terminar a refeição, deve-se ter em mente recitando através de ações após a refeição que você pretende comer ou beber até o início do jejum.

Deve parar de comer na hora de acender as velas. Clique aqui para ver a programação em sua cidade.

Abençoar seus filhos

É habitual que os pais abençoar seus filhos pouco antes do início do jejum. Não há forma prescrita para isso, mas costuma-se dizer:

E o Senhor falou a Moisés, dizendo: Fala a Arão e seu filho e dizer-lhes: Isto é como você deve abençoar os filhos de Israel, dizendo: 
"O Senhor te abençoe e te guarde. 
"O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e te levar na graça. 
"Que o Senhor dirige Seu rosto sobre ti e te conceda a paz. " 
E porão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei.

Para um filho  : Que Deus te faça como a Efraim e Manassés tornou. Para uma menina  : Deus te faça ser como Sara, Rebeca, Raquel e Lia.

Acenda as velas.


Meninas e todas as mulheres da casa (ou, se não há nenhuma mulher na casa, o chefe da família) acender as velas pelo menos 18 minutos antes do por do sol - siga este link para o tempo exato - e recitar a seguinte bênção:

Baruch ata Adonai Elo-henu Melech Haolam Asher kidéchanou bémitsvotav vétsivanou lehadlik Ner Shel [ se Yom Kippur quedas Shabbat add: Shabbat Vechel ] Yom HaKipourim.

Bendito és Tu, Senhor nosso D'us, Rei do mundo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela [ se Yom Kippur quedas Shabbat add: Shabbat e] Yom Kippur.

Baruch ata Adonai Elo-henu Melech Haolam Shehecheyanu vekiyémanou vehiguiyanou lizmane Hazeh.

Bendito és Tu, Senhor nosso D'us, Rei do Universo, que nos faz viver, nós existe e nos enviou a este momento.

Se uma pessoa que acende as velas pretende dirigir até a sinagoga escritório Kol Nidrei , ele deve ter em mente, acendendo as velas que não aceitá-la naquele momento sobre a santidade a festa. Ele vai para a sinagoga no menor tempo possível.

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