quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Yom Kippur 13-14 setembro 2013

A alma do ano.

Yom Kippur, o dia mais sagrado do ano, é, de alguma forma, um dos mais felizes. Nós temos o que é, talvez, o dom mais sublime de Deus, o Seu perdão, que é a expressão do Seu amor eterno e incondicional para o povo judeu.

Apesar de ter transgredido a Sua vontade, a nossa essência, a nossa alma permanece pura e divina. Yom Kippur é o único dia do ano em que D'us revela mais claramente a unidade de sua essência com nossas almas, a alma pela qual os judeus realmente são ambos em posição de igualdade e individualidade.

Os dez dias de teshuvá:

De Rosh Hashaná a Yom Kippur incluído, começam os Dez Dias de Teshuvá - retornar a D'us. Estes dias são um período central do mês de Tishrei. Na verdade, cada Gd no Livro da Vida, em Rosh Hashaná, mas a decisão ainda não foi selado em Yom Kippur. Os dias que se situam entre estas duas partes são responsáveis ​​pelo poder e um significado específico: Deus está mais perto e como ele pertence a todos para fortalecer o perdão divino. Isto significa que o esforço espirituais deve ser mais intenso, mas é mais fácil.

O que, especificamente, os eixos deste esforço? Estes são os que correspondem aos "três pilares que sustentam o mundo": o estudo da Torá, a oração ea caridade. Durante este período, cada um aumenta, assim, os seus esforços nessas três áreas, contribuindo para seu estudo, tentando rezar na sinagoga ou para adicionar, por exemplo, alguns dos Salmos, dando algumas partes adicionais para os pobres. Estamos confiantes quando Yom Kippur nos dão a conclusão positiva da sentença.

Yom Kippur em Breve.

Yom Kippur é o dia mais sagrado do ano - o dia em que estamos mais perto de D'us e da essência de nossas almas. Este é o Dia da Expiação: 

"Porque, naquele dia, ele fará expiação para purificar-vos de todos os vossos pecados , para que possais ser purificado antes de D'us "Levítico 16.30

Por vinte e cinco horas - por alguns minutos antes do por do sol em Tishrei 9 até depois do anoitecer em Tishrei 10 - que "  afligir nossas almas  ", abstendo-se de comer e beber, lavar manchas ou loções corporais, o uso de sapatos de couro, e ter relações conjugais.

Antes de Yom Kippur, procede-se ao ritual de expiação Kapparot  , vamos pedir e receber o bolo de mel , em reconhecimento do fato de que somos todos os beneficiários das bênçãos divinas neste mundo e esperança para um bom e doce ano, nós comemos uma refeição festiva , os homens mergulhar em um micvê , e dar mais caridade do que o habitual. No final da tarde, comemos a refeição antes do jejum, após o que abençoe os nossos filhos , podemos acender uma vela especial que queima todo o jejum e as velas de férias e, então, ir à sinagoga para a oração de Kol Nidrei.

O dia do Yom Kippur tem cinco oração:

Maariv, com a solene Kol Nidrei, na véspera do Yom Kippur;
Shacharit, a oração da manhã;
Musaf, que inclui uma descrição detalhada do serviço de Yom Kipur, no templo  ;
Mincha, que inclui a história de Jonas;
Neila oração de "fechar as portas" no momento do pôr do sol.
Ao longo de Yom Kippur, dizemos oito vezes a oração de Al Het para a confissão dos pecados, e recitar salmos todos os momentos livres.

Este é o dia mais solene do ano, no entanto, imbuídos de uma alegria subjacente, uma alegria que é revelada através da espiritualidade do dia e expressa a nossa confiança de que Deus aceita o nosso arrependimento, perdoa os nossos pecados e selar o nosso veredicto por um ano de vida, saúde e alegria. A oração de encerramento, Neila , culminando com gritos retumbantes de "Ouve, ó Israel ... D'us é Um ". É quando a alegria explode em música e dança (Custom Chabad está cantando naquele tempo o alegre "  Em Napoleão  "), seguido por um único toque do shofar ea proclamação" Ano lado de Jerusalém "Nós, em seguida, participar de uma refeição festiva no final do jejum, fazendo com que o final de Yom Kippur a festa em si.





Nenhum comentário:

Postar um comentário