terça-feira, 19 de novembro de 2013

Tehilim 100.2 - APRESENTAI-VOS COM CÂNTICOS DIANTE DELE E SERVI-O COM ALEGRIA.


Quando uma pessoa está triste, nega a unicidade de D’us. Nega que tudo é ligado e controlado pela Providência Divina. Os sábios declaram que uma pessoa enfurecida é considerada uma idólatra. Mas qual é a relação entre a fúria e a idolatria?
Enfurecer-se, é uma falta de controle de seus impulsos. Uma pessoa encolerizada nega que, tudo que acontece vem de D’us. A pessoa que tem a consciência da Providência Divina, não deixa espaço para a cólera, depressão ou a tristeza.

O Arizal, grande cabalista, diz que, segundo a Torá, as pessoas tristes serão submetidas a terríveis punições, "pois você não serviu a D’us com alegria e com o coração feliz" (Deuterônimo, 28:47). Isso quer dizer que faltou "simchá", alegria, ao serviço divino; as pessoas não o serviram com vitalidade e energia, nem com apego a D’us, resultado da alegria em servi-Lo. Quando uma pessoa é alegre e cheia de energia, é capaz de combater sua má inclinação, seu yetzer hará. Mas, quando a pessoa está triste, perde sua energia e mesmo sendo forte espiritualmente, o yetzer hará poderá facilmente dominá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário