domingo, 9 de novembro de 2014

Cholent- feijoada judaica.

Muita gente, além dos Judeus, não come carne de porco, mas nem por isso deve se privar de um dos mais gostosos pratos presentes em diversas culturas gastronômicas: a Feijoada.

O nome Cholent vem do iídiche e muito semelhante ao Cholet que é feijoada em húngaro. Os árabes, igualmente povos semitas, não comem porco segundo os preceitos do Halal, que guarda muitas semelhanças ao Kasher dos judeus n...
o quesito alimentar.

Seja por qual razão for, hoje é quarta -feira e se você quiser comer uma bela feijoada sem porco, prove esta receita.

INGREDIENTES:

 250 g de feijão fradinho
250 g de feijão branco
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 kg de peito de boi (ou capa de filé sem gordura)
sal grosso e pimenta do reino em grão moída na hora
6 dentes de alho amassado
2 cebolas picadas
1 colher de sopa de páprica doce
3 pedaços de osso com tutano (opcional)
2 xícaras de tomate sem pele e sementes, picado
½ xícara de cevada
5 batatas amarelas descascadas e cortadas em 4
4 ovos inteiros
2 cenouras cortadas em rodelas grossas

MODO DE PREPARO:

 Coloque os feijão em uma panela e cubra com água. Cozinhe por um minuto. Retire alguma coisa que subir à superfície, drene e separe.
Pré-aqueça o forno a 160 graus. Aqueça o óleo em uma panela 100% metálica de 2 litros em fogo médio. Tempere a carne com sal e pimenta e doure os dois lados na panela por uns 10 minutos. Retire da panela e coloque-o em um prato.
Coloque agora a cebola, alho e páprica na panela e refogue até que a cebola fique macia (uns 10 minutos). Junte os feijões, a carne, os ossos com tutano, tomates, cevada, os ovos na casca e as cenouras. Cubra com 8 xícaras de água, acerte sal e pimenta e espere ferver. Tampe a panela e leve tudo ao forno quente. Cozinhe no forno por umas duas horas e pouco até que a carne fique macia.
Para servir, tire a carne da panela. Corte em fatias e divida em 6 cumbucas individuais. Descasque os ovos, pique e faça o mesmo. Por cima, divida todo o conteúdo da panela. Enfeite com salsinha picada.

Serve de 6 a 8 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário