sábado, 4 de abril de 2015

Shabbat shalom !

Chag semeach !!

Contagem do v'Omer para shavuot !
Como inicia essa contagem ???
Vaykra 23:
11 E ele moverá o feixe para frente e para trás perante YHWH, a fim de ganhar aprovação para vocês. O sacerdote deve movê-lo no dia seguinte ao sábado.
Que shabbat é esse ???
Vamos ver
15 “‘Vocês devem contar sete sábados ( shabbatot) a partir do dia seguinte ao sábado (shabbat), a partir do dia em que levarem o feixe da oferta movida. Devem contar semanas completas.
Para obter a contagem correta é preciso conhecer o shabbat referente que antecede a integra dos feixes .
Esse shabbat refere-se exatamente ao primeiro dia de ha'matsot !
Como esse ano caiu exatamente num shabbat semanal : a contagem começara em yom rishon !
Boa reflexão : todah !


Hayme Fernandes

Um comentário:

  1. Um período alegre é iniciado com a festa de Sucot, compensando o solene período de Rosh Hashaná e Yom Kipur.

    Há mitsvot nas quais utilizamos apenas algumas partes de nosso corpo, por exemplo: a mitsvá de tefilin, filactérios, que envolve o braço e a cabeça; tefilá, prece, envolve a mente e o coração e assim por diante. Em Sucot, temos uma mitsvá (preceito) singular, que é a construção de uma sucá; a única mitsvá que literalmente envolve a pessoa de corpo inteiro, com suas vestes materiais.

    A sucá nos lembra das Nuvens de Glória que rodearam nosso povo durante sua peregrinações pelo deserto a caminho da Terra Prometida. Todos então viram a especial proteção Divina, que D'us lhes concedeu durante aqueles anos difíceis. Mas embora as Nuvens de Glória desaparecessem no quadragésimo ano, na véspera da entrada na Terra de Israel, nunca cessamos de acreditar que D'us nos dá Sua proteção, e esta é a razão de termos sobrevivido a todos nossos inimigos em todas as gerações.

    ResponderExcluir