segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O Vidente de Lublin.



( Que todos possam ter paciência e com os olhos sem nenhuma kelipá ler e entender o que está por trás das codificações, trata-se do nosso mashiach ben yosef contado pelos sábios do nosso povo...Baruch HaShem!!)

O Vidente de Lublin
Todos sabemos que, desde a época da destruição do templo, não houve Chevrá Kadishá(sociedade de homens e mulheres judeus dedicados que executam as preparações dos corpos dos mortos de acordo com a halachá) semelhante a de Lublin. O Reb de Lublin dizia a seu respeito que tinha a alma do profeta Elias.Só não possuia a profecia de fato porque vivia fora da terra de Israel. Ele tinha 5 mil chassidim , todos de inspiração divina. possuia milhares e milhares de outros chassidim que eram judeus simples.
Quando o Reb conhecido como vidente Lublin( por enxergar além do físico)
precisava de um barbeiro, ficava com muito medo de que um judeu impuro pudesse tocar na sua abençoada cabeça e isso lhe doesse como fogo, como se alguém lhe estivesse queimando.
Na véspera de uma festividade judaica, quando o Vidente de Lublin precisava cortar o cabelo, todos os barbeiros iam ao micvê, recitavam os salmos e faziam teshuvá . inacreditável. E cada um deles ansiava pelo privilégio de executar o trabalho, de tocar na cabeça do Reb.
Um dia, na véspera de uma festividade judaica, disse o Vidente-preciso cortar o cabelo.
Todos os barbeiros foram ao micvê, choraram e fizeram teshuvá.No entanto, toda vez que um deles entrava no aposento do Vidente de Lublin e tocava em sua cabeça, parecia-lhe que estava pegando fogo.Exclamava:-tragam-me outro barbeiro é preciso.
O que podia fazer? Foram a rua procurar um barbeiro. De repente viram uma espécie de hippie-como se diz atualmente- simpático, de cabelo cumprido.Percebia-se que ele não era lá grande coisa....Com certeza não tinha vindo do micvê.Ao seu lado, estava escrito um cartaz: Barbeiro ambulante-Pratico curas.
Você está disposto a cortar o cabelo do nosso mestre sagrado?-Perguntaram-lhe.
-Naturalmente porque não?!
Era óbivio que se tratava de um judeu simples e humilde, porém,aparentemente, um judeu íntegro, " integro entre seus contemporâneos"
O Vidente de Lublin era uma espécie de Mashiach.No momento exato em que o barbeiro entrou em seu aposento, foi visível que ele se deleitou de prazer.O tempo todo glorificava Hacadosh Baruch Hu toda vez que o barbeiro tocava em com seus dedos em sua cabeça.
Terminado o trabalho, o Rebe o abençoou.E os chassidim quiseram saber quem ele era.Acompanharam-no a uma taverna deram 4 copos de vinho e para afastar toda e qualquer improbabilidade, deram-lhe novamente otros 4 copos de vinho, até ele ficar um pouco embriagado.E então, perguntaram-lhe:- Caro barbeiro quem é você?
Ele abriu a camisa, e todos viram nas suas costas cicatrizes terríveis. Era quase insuportável olhar.
De onde são essas cicatrizes? - perguntaram.
E ele lhes contou:
- Vocês sabem, eu perambulo de cidade em cidade, de aldeia em aldeia.Moro na rua.Uma vez cheguei a uma aldeia distante e vi um judeu sendo preso pela polícia.Sua mulher e sete filhos choravam copiosamente.Alguma coisa tinha acontecido, alguém tinha roubado ou matado e, naturalmente naqueles dias, acusavamo primeiro judeu com que se deparassem.
Ele foi condenado a cem chibatadas. Sou médico, eu sei.Olhei para aquele judeu e percebi que depois de vinte e cinco chibatadas, ele morreria.Pensei: "Não tenho mulher, não tenho filhos".Aproximei-me dos policiais e disse: "Vocês estão enganados, não foi ele, fui eu quem fez isso".Eles imediatamente pediram desculpas pelo equívoco.
O barbeiro prosseguiu:
Levaram-me preso, e começaram a bater em mim com força.Infelizmente, eu não sabia que também não era muito corajoso.Quando cheguei a chibatada quarenta e nove, percebi que iria morrer....E disse: "Senhor do Universo, heiliguer tate in himl(Sagrado Pai nos Céus), não é por mim, não é por mim que recebo estas chibatadas.Recebo chibatadas somente em honra a Ti....Não conheço aquele judeu.Fiz o que fiz em honra do Povo de Isarael.
Fiz isso para salvar um judeu que tem filhos, para que sobreviva.
Senhor do Universo, tem compaixão de mim, para que eu não morra". De alguma forma fiquei vivo.Estas são as cicatrizes.................
O povo de Israel é abençoado duplamente:pela santificação do Vidente de Lublin e pela santificação do barbeiro, que se dispôs a receber chibatadas em lugar de outro judeu.....( LIVRO DOS TSADIKIM DO NOSSO POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário