domingo, 17 de abril de 2016

D’us Ordena aos Judeus que Celebrem Pêssach Todos os Anos

D’us disse a Moshê que ordenara a Bnei Yisrael: "Todos os anos, Bnei Yisrael guardará a festividade de Pêssach durante sete dias. O primeiro e o sétimo dias serão Yom Tov. Os cinco dias intermediários serão chol hamoed.* Durante este período não poderão comer chamets (massa levedada) e suas casas deverão estar limpas de todo chamets. "

Na primeira noite de Pêssach, a mitsvá é comer matsá e relatar na Hagadá Yetsiat Mitsraim, e como D’us nos tirou do Egito. Todo pai judeu deve contá-la a seus filhos, para que os milagres do Êxodo do Egito jamais sejam esquecidos.

Na verdade, desde que fomos liberados do Egito os pais têm relatado aos filhos sobre Yetsiat Mitsraim. Sentados em torno da mesa do Sêder, rodeados de filhos atentos, os pais relatam com todos os detalhes e os milagres .

* Fora de Erets Yisrael, agregamos um dia adicional a cada Yom Tov (festividade). Observamos os dias de Yom Tov, quatro dias de chol hamoed, e outros dois dias de Yom Tov.

O que acontece na noite do seder

Durante a noite do Seder, quando a família se senta em torno da mesa e relata sobre Yetsiat Mitsraim, D’us reúne todos os anjos do céu e lhes diz: "Vamos escutar como Meus filhos contam sobre a redenção do Egito." Todos os anjos se reúnem e escutam. Os anjos sentem-se felizes porque quando os judeus foram libertados do Egito foi como se D’us tivesse também sido redimido. (Quando Bnei YIsrael sofre, é como se D’us também sofresse). Os anjos também começam a louvar D’us pelos milagres que fez durante Yetsiat Mitsraim. Exclamam: "Olha como é santo o povo que D’us tem sobre a terra!"

A Torá chama a noite do Seder de "A noite protegida", pois D’us distinguiu essa noite como noite de milagres para os tsadikim de todas as gerações. Que milagres?

Alguns dos que ocorreram na primeira noite de Pêssach são:

Avraham lutou contra os quatro reis que haviam feito Lot prisioneiro e ganhou a guerra.
Durante a época do rei Chizkiyahu, o anjo de D’us matou o exército dos assírios que estavam em guerra contra os judeus. Isto aconteceu na primeira noite de Pêssach.
Daniel foi jogado à jaula dos leões e salvo durante esta noite.
Durante a noite de Pêssach, o rei Achashverosh não conseguia dormir. Fez com que lessem seu diário, e assim a história de Purim teve um final feliz.
No futuro, durante esta noite D’us fará milagres por intermédio de Eliyahu e Mashiach, ao final de nosso exílio.


Fonte: Thais Soltanovitch Druker

Nenhum comentário:

Postar um comentário